Açu via Caxambu

O caminho original do Açu, passando pelo bairro Caxambu, é uma trilha realmente pesada, sendo preciso vencer vários trechos bem íngremes e de difícil orientação, devido às muitas bifurcações. Trata-se de uma trilha muito interessante e de singular beleza, mas hoje em dia não é mais percorrida, visto que está dentro da área intangível do PARNA-SO.

Açu (Acrílico s/eucatex - 2000) Marcos L. Britto
Acrílico sobre tela - Thiago Martins (reprodução de foto postada na sessão anterior referente ao Açu)


Ampliando a imagem é possível ver os Pinheiros do Caxambu lá embaixo

Travessia Cobiçado x Alto da Ventania ao fundo
Marcos, Daniel e Thiago

Vale das árvores caídas
Já ouvi dizer que esses troncos são vestígios de um incêndio ocorrido na década de 60, há alguns que se você ver de perto, notará um aspecto petrificado ou fossilizado




Morro da Bandeira (2.045m) Açu ao fundo

Campo do Ajax lá embaixo





Quatis no cume do Açu - 2002 






Os videos e algumas fotos acima são antigos, inclusive, o segundo não mostra apenas o Açu, mas também o Castelinho e outros lugares. Essa via encontra-se em área intangível do Parque.

5 comentários:

  1. Oi amigo sempre tive vontade executar essa trilha mas só fui até os pinheiros do caxanbu, se poder me enviar o croqui eu acradeço.
    eduardosschanuel@hotmail.com

    Seu blog sempre me orienta em minhas caminhadas.
    Você está de parabens pelas fotos de belas paisagens de nossa cidade, vista de outro angulo, vistas que poucos conhecem.
    Morar em Petrópolis é um privilegio.

    ResponderExcluir
  2. Marcos! Essa deve ser uma travessia dos infernos. Eu imagino como deva ser. Sob o alto da ventania, o qual fiz a travessia Caxambu para Santo Aleixo, que tb eh pesada e de dificil orientacao (ja que fiz pela noite), pude vislumbrar a realidade para chegar dali para o Acu... Foi algo que imaginei na hora e pensei (suicidio)... Porem, isso me fez lembrar do aviso no site do PARNASO, dizendo que nao eh possivel fazer essa trilha... Cara, depois que a administracao passou pra ICMbio ficou... Nao falo mais nada. Se puder passar o croqui, ta aqui meu e-mail -> caiobasilio@gmail.com

    abracao e valeu por compartilhar a informacao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu sinceramente acho que o ICMbio deu uma moral nos Parques sob sua gestão, penso que seja até possível de abrirem novamente essa trilha algum dia...Abraços!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir