Meteorologia

Prever o tempo antes de qualquer aventura é, antes de tudo, uma medida de segurança.As estatísticas registram acidentes fatais ocasionados por descuidos nessa área. Com um conhecimento familiar dos tipos de nuvens, o montanhista terá condições de evitar riscos desnecessários, manter-se vivo e aguardar a melhora do tempo. Veja abaixo a classificação internacional das nuvens:
Importante: Não escalar quando a previsão identificar qualquer uma das nuvens da família das nuvens baixas e principalmente da família das nuvens de grande desenvolvimento vertical.
Situações de emergência: Quando a previsão do tempo falhar e os raios de uma tempestade te surpreenderem durante a escalada, faça o seguinte: Evite as áreas molhadas como fendas e etc; fique no menor espaço possível, mantendo os pés juntos e as mãos afastadas do solo; suba em objetos isolantes tais como mochilas ou cordas, secas de preferência; evite descer de rapel, entretanto se for a única opção de evacuar a área, vá em frente, as cordas sintéticas representam menor perigo, pois tem um poder de isolamento maior.
Legendas:

Ci - cirus
Cs - cirostratus
Cc - cirocumulus
As - altostratus
Ac - altocumulus
Ns - nimbostratus
Cb - cumulonimbus
Cu - cumulus
Sc - stratocumulus
St - stratus

Alguns exemplos:

Cirrus
Cirrostratus
Cirrocumulus
Altostratus
Altocumulus
Nimbostratus
Cumulonimbus
Cumulus
Stratocumulus
Stratus

2 comentários:

  1. Olá amigo blogueiro. Gostei muito do que ví por aqui, um blog muito bem feito tecnicamente e com fotos lindas! Vc está de parabéns! Gosto muito das montanhas de Petrópolis e certamente algum dia alguma informação aqui me poderá ser útil...

    Abraço e boas caminhadas!

    ResponderExcluir
  2. Fala Michel, obrigado pela visita e pelo comentário, fico feliz que tenhas gostado do blog, teu blog é muito bom e com ótimas fotos também, vi suas pedaladas. Grande abraço, e quando quiseres marcar alguma aventura, fique á vontade!!!

    ResponderExcluir