Morro dos Macacos (990m)

O Morro dos Macacos (990m), situa-se na Serra da Estrela, nos limites dos municípios de Petrópolis e Magé, e seu cume tem uma linda vista (quando não está coberta de neblina) para as montanhas de Petrópolis, Baixada Fluminense, Baía de Guanabara, Rio e Niterói.
A trilha começa no bairro Independência, e os pontos de água existentes são bem fora da rota, embora tenha muita água na região. Já dentro da mata, avança-se por bosques úmidos e sombrios, trechos íngremes e outros belos cumes antes do objetivo final; deve-se ficar atento também nas muitas bifurcações, e há trechos em que o facão se torna necessário.
Abaixo à esquerda, a Pedra do Avião, ao centro o Morro dos Macacos
E haja fôlego...
Belíssimos exemplares de Pycnoporus sanguineus, da família Polyporaceae
Brother Thiago
Chegando no falso cume do Morro dos Macacos
E não parece um macaco?
O sol brilhando sobre a baía...
A Pedra do Avião ao fundo, vista do cume dos Macacos

Não sei se o nome correto é Pedra do Avião, mas ela é chamada assim pelos moradores locais devido a um acidente ocorrido em 26 de julho de 1979, com um Boeing de carga da Lufthansa, que havia decolado do Galeão 5 minutos antes, matando os seus três ocupantes; dizem que uma das turbinas e o trem de pouso ainda jazem nas matas. As informações completas sobre o acidente você pode ler na íntegra em:



Duração: 2 a 3 horas
Dificuldade técnica: baixa
Orientação: média(muitas bifurcações)
Distância aproximada: 4,5 km
Quando ir: ano todo

4 comentários: