Pico da Tijuca (1.022m)

A trilha começa no Largo do Bom Retiro, bem sinalizada, vai até a bifurcação com o Caminho do Bico do Papagaio, depois segue-se à direita até o sopé do costão do Pico da Tijuca, contornando e chegando à base da escadaria esculpida na pedra, com seus 117 degraus que levam ao cume.
Trilha para o Pico da Tijuca
 Tatu

Escadaria esculpida na costa do Pico da Tijuca

Escadaria construída em 1920, para a visita do Rei Alberto da Bélgica ao Rio de Janeiro.Este pico é o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca, com 1022 metros de altitude. Segundo Burmeister, a primeira picada até o cimo deste morro, foi aberta em 1853. Em 1885, o Barão d'Escragnolle a sinalizou para auxiliar os excursionistas. José de Alencar em Sonhos d'Ouro, nos conta que, em 1872, esta trilha já era percorrida a pé e a cavalo.
Em 1920, o Presidente Epitácio Pessoa reformou a trilha e mandou que se escavassem na rocha, localizada no topo do pico, degraus ladeados por corrimão constituído por grossas correntes de ferro. Este corrimão com 120 metros de correntes e 62 hastes margeiam os 117 degraus. Dizem que o Rei da Bélgica recusou-se a subir pela escada, utilizando uma trilha no costão do morro.
Tijuca Mirim e Pico do Andaraí Maior, vistos do Pico da Tijuca
Cume do Pico da Tijuca
Pedra da Gávea vista do Pico da Tijuca
Bico do Papagaio e Cocanha, vistos do Pico da Tijuca
Pedra do Conde e Sumaré ao fundo, vistos do Pico da Tijuca

Duração: 45 a 60 minutos de subida
Dificuldade técnica: baixa
Orientação: fácil
Distância aproximada: 2,6 km
Quando ir: ano todo

Nenhum comentário:

Postar um comentário