Serra da Bocaina

A Cachoeira do Bracuhí lá no alto, em Bananal, já nos limites de SP
O Parque Nacional da Serra da Bocaina localiza-se na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, na região Sudeste do Brasil.Criado por Decreto Federal em 1971, compreende uma área aproximada de 104 mil hectares e uma expressiva biodiversidade.
A sede do parque fica em São José do Barreiro-SP, e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).Estima-se que 60% da vegetação seja composta por mata nativa e que o restante seja mata regenerada (secundária) há mais de 30 anos. Entre as espécies da flora destacam-se os pinheiros, araucárias, cedros, embaúbas, palmitos e bromélias. Entre a fauna do parque destacam-se felinos, preguiças, veados, macacos, cobras e aves. O seu ponto mais elevado é o Pico do Tira o Chapéu, que alcança 2.088 metros, um dos pontos mais altos do estado de São Paulo.O PN da Serra da Bocaina também abrange uma porção de área litorânea, na Vila de Trindade, na divisa dos estados RJ-SP.
Uma antiga ponte no meio da mata...

O caudaloso rio Bracuhy
Casinha nostálgica no meio do mato
Estrada para a aldeia indígena
Fui pedalando numa das inúmeras visitas à aldeia, mas tem trechos muito íngremes e longos.Pode-se também ir de carro até certo ponto.
Aldeia Sapukai da etnia Guarani-Mbyá

Nenhum comentário:

Postar um comentário