Travessia Cobiçado - Alto da Ventania

Esquema e gráfico de elevação
Panorâmica da Travessia - clique para ampliar
Cobiçado (1.678m)
As nuvens dando seu belo tom sombrio...
Cume do Cobiçado
Vista do Cobiçado
Amanhecer dourado
Acampamento entre o Cobiçado e o Morro dos Vândalos
Só faltou a trilha sonora do Pink Floyd pra completar a cena
Alcobaça à esquerda e Açu à direita
O Cobiçado ficando cada vez mais longe...
Alcobaça ao fundo
O Thiago sempre á frente
Vista do Morro dos Vândalos (1.745m)
Torres do Morin visto do Morro dos Vândalos
Parada para retomar o fôlego
Minha montanha !
Do cobiçado à ventania
Sinto minh'alma em dia
Sem truques nem artimanha
Subo sob sol, sob lua
Sob calor ou chuva
No vândalos paro, admiro
Tudo o quanto há de se admirar
Descanso de frente pro mar
Desenhado à minha frente como em papiro
Sei que é aqui, esse é o lugar
Poderoso ao qual teria de encontrar
Seguindo adiante, pedra do diabo
Imponente, ostentanto defesa aos órgãos
Limite da serra, fortaleza do diabo
Diabo que protege a serra dos órgãos
Tridente do diabo logo à frente
Continuação da jornada
Nessa nobre caminhada
Pedra do inferno, já se avista
Lar do diabo com seu tridente
Ao vale do rio pompeu
De onde comtempla-se linda vista
Ao despertar do sol nascente
Astro rei que morreu e renasceu
Piso na ventania
Caminho sobre o vento
E já não tenho lamento
Muito menos agonia
Minha caminhada fez-me novo
Como o sol que renasceu
Lá no vale do rio pompeu
E daqui contemplo ao longe, cobiçado
Meu ponto de partida
Onde deixei minha vida
Desço as torres
Leve, flutuando
Meus amores,
As montanhas por onde ando

(Thiago Martins)

Pedra do Diabo (1.740m)
Teloschistes flavicans
Tridente (1.682m)
Morro do Tridente e Alto da Ventania visto da Pedra do Diabo
Alto da Ventania (1.560m)
Pedra do Inferno (1.756m)
Aqui, visto de outro ângulo, a Pedra do Inferno e seus dois cumes
Pico Maior de Magé
Duração: 5 a 8 horas
Dificuldade técnica: média (algumas passagens expostas)
Orientação: média
Distância aproximada: 12,5 km
Quando ir: ano todo

3 comentários:

  1. Belas fotos!
    Como seria pra eu fazer essa travessia indo de carro?
    Como faria pra retornar pro início dela e apanhar o carro?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Pra fazer a travessia é melhor deixar o carro em frente à padaria são thome, acessar a trilha pelas três pedras, localidade ao lado, e ao retornar, vc sairá novamente na padaria.

    ResponderExcluir
  3. eu deixei o carro na igreja de 3 pedras, atravessei,desci o ventania e peguei um ônibus que em 20 minutos me deixou em 3 pedras. Mas tem que avisar o motorista que vc vai descer na igreja de 3 pedras, senão ele vai embora direto.

    ResponderExcluir