Pedra da Gávea (844m)

A Pedra da Gávea é um monólito de gnaisse com topo de granito, e o maior bloco de pedra a beira-mar do planeta, sendo um dos pontos extremos do Parque Nacional da Tijuca. Suas histórias, lendas ou especulações, foram criadas desde o período do império, e envolvem tumbas e inscrições fenícias, portais misteriosos e extra-terrestres. A origem do nome se deu no primeiro dia de janeiro de 1502, ao ser avistada pelos marujos da expedição do capitão Gaspar de Lemos; devido à semelhança de sua silhueta com o cesto de observação das antigas naus, que eram chamados de gávea e que ficavam presas ao mastro central da embarcação.
Pedra da Gávea vista do Pico da Tijuca
O início da trilha fica na Barra da Tijuca, onde há um posto de fiscalização
Ruínas da fazenda Sorimã, início da caminhada
Um dos vários trechos íngremes da trilha
Mirante da Laje, onde vemos a Pedra Bonita e Agulhinha da Gávea
E é neste trecho que vemos a face do Imperador
A Carrasqueira, o maior desafio técnico da subida. É um paredão de cerca de 30 metros de altura, quase vertical. Se você é inexperiente em montanhismo, talvez seja melhor fazer esta parte com cordas. Se você for com um guia, ele deve levar o equipamento necessário. Se você for sem cordas tenha muito cuidado!Várias pessoas já morreram aqui. Nesta foto vemos apenas o início da Carrasqueira.
Aqui vemos o famoso Portal, centro de fantásticas lendas sobre a entrada para uma galeria subterrânea ligada à Machu Picchu e aos Andes
Vista para a Barra da Tijuca 
Vista para São Conrado
Em 1839, a expedição do historiador Manoel Araújo Porto Alegre, confirmou a localização dos estranhos caracteres, que anteriormente já haviam despertado a curiosidade de D. João VI, porém a repercussão do assunto só se deu em 1928, com sua suposta tradução e interpretação feita pelo arqueólogo amazonense Bernardo da Silva Ramos, publicada em seu livro 'Inscrições e Tradições da América Pré-Histórica, Especialmente do Brasil'. O arqueólogo afirma que tais caracteres são fenícios, cuja tradução revela: "Tyro, Fenícia. Badezir, primogênito de Jethbaal". Badezir reinou por volta de 850 AC e seu paradeiro na história é desconhecido, as teorias são de que após uma rebelião, ele foi expulso e banido junto com alguns membros simpatizantes da corte, sacerdotes  e escravos.

As inscrições:

LAABHTEJ BAR RIZDAB NAISINEOF RUZT

 Lidas de trás para a frente:

 TZUR FOENISIAN BADZIR RAB JETHBAAL

Tyro Phoenicia, Badezir primogênito de Jethbaal


As fotos são de 2010; as trilhas estavam bem conservadas, sinalizadas e limpas. A conscientização de todos a respeito da natureza e meio ambiente, será um reflexo do seu próprio bem estar e sobrevivência futura

Duração: 2 a 3 horas
Dificuldade técnica: média, trecho exposto com escalada em primeiro grau
Orientação: fácil
Distância aproximada: 1,7 km
Quando ir: ano todo

Nenhum comentário:

Postar um comentário